Cuidados com estética, higiene e embelezamento animal!

12/03/2010 06:07

 

Colocar seu bicho de estimação nas mãos de profissionais oferece várias vantagens. Em casa, muitas vezes o animal é exposto ao sol após o banho. Se o pêlo não ficar bem seco, a umidade pode causar nós e frieiras, bem como micose debaixo do pêlo ou entre os dedos. A limpeza correta dos ouvidos, mais um cuidado higiênico, evita otite.

Outra vantagem de um atendimento profissional: na tosa manual, com tesoura, o cliente escolhe a altura do pêlo do seu bicho de estimação. A máquina não permite esta opção. Cães como Shitzu, Yorkshire e Maltês podem fazer chapinha para o pêlo ficar naturalmente liso, dividido ao meio, como é o ideal dessas raças. Ou ousar novos penteados e colorações.

A tosa leão, indicada para Poodles, é um exemplo de corte especial bastante pedido. Já cães das raças West, Scott Terrier e Bichon Frizê necessitam de tosas específicas, uma totalmente diferente da outra. Por isso mesmo exigem o trabalho de especialistas.

Há ainda banhos terapêuticos, indicados para problemas de pele, como fungos, sarnas e dermatites bacterianas. Neste caso, um fator relevante é que o profissional sabe como aproveitar adequadamente os produtos de higiene e xampus de tratamento.

Dizer que gatos não tomam banho é um antigo tabu: precisam de banhos regulares. Aqueles com pêlos longos, como persas, podem apresentar os mesmos problemas dos cães com pêlo longo, sem falar que é um animal mais difícil de dar banho. Felinos ficam tão sujos quanto os cachorros. Eles se arrastam no chão, que é a parte mais suja da casa. Outra questão importante é manter as unhas dos gatos sempre aparadas, pois é comum machucarem a si próprios ou até mesmo os seus donos, ao brincar.

Procure um profissional especializado no momento de embelezar seu animal de estimação... entretanto, se a grana está curta e não dá para bancar semanalmente o banho do seu amiguinho no pet shop, eis algumas Dicas:

Produtos Looty• Dê banho pela manhã.
• Use água limpa e sabão ou shampu neutro.
• Nunca use sabão de coco. Ele é alcalino e agressivo à pele do animal. Use produtos LOOTY, que embelezarão e protegerão seu amiguinho.
• Não esqueça de proteger os ouvidos com bolas de algodão. Os ouvidos dos cães são muito sensíveis.
• Use água morna. Se a água estiver quente demais, o animal pode ter estresse calórico, caracterizado por hemorragia pulmonar.
• Não use banheira.
• Use secador de cabelo em uma distância de 30 cm dos pelos. Cuidado com o barulho no ouvido.
• Use uma escova de aço flexível para escovar o pêlo junto com o secador.
• Limpe as orelhas com cotonetes com muito cuidado para não introduzi-los demais.

Após o banho, dilua 20ml de cloro em 20 litros de água e higienize o box. Espere secar para pisar com segurança.

IMPORTANTE:
Só dê banho no seu cachorrinho após o quarto mês de vida, depois de dadas todas as vacinas. Antes disso, faça a higiene com uma toalha umedecida em 10 litros de água morna, uma colher de sobremesa de álcool e outra de vinagre. Passe a toalha a favor e no sentido contrário aos pêlos e, em seguida, seque com secador. Com outra toalha, umedecida só em água morna, limpe os genitais.


 

Fonte: Família Pet

—————

Voltar